Blog M8
O que é o mercado de crédito?
27/10/2022
Atualizado em 2 anos

Para que você possa investir no seu projeto ou financiar algum bem, é preciso conhecer todas as opções do mercado para fazer a melhor escolha. Por isso, nós da M8 Partners explicaremos o que é mercado de crédito e quais as principais opções de produtos do mercado financeiro, para você que precisa de um financiamento.

O mercado de crédito está incluído no Sistema Financeiro Nacional, que serve para que entidades possam conceder recursos financeiros para as pessoas e as empresas. É um mercado com diversas operações e concessões de crédito para o financiamento de projetos de pessoas físicas e/ou jurídicas.

Para que haja a concessão do crédito por parte dos credores aos tomadores de crédito, é preciso estabelecer os prazos de vigência do acordo, podendo ser de curto, médio ou longo prazo, o valor negociado, a forma de pagamento, que pode ser feita a vista ou em parcelas, os juros Pré ou Pós – Fixada, garantias e destino dos recursos.

Como já mencionado, a concessão de crédito pode ser feita tanto para pessoas físicas ou jurídicas, porém há diferenças na maneira dessa concessão para cada uma delas.

Mercado de crédito para pessoa física estão disponíveis: o cheque especial, crédito consignado, crédito direto ao consumidor, cartão de crédito, arrendamento mercantil (leasing) etc.

Mercado de crédito para pessoa jurídica estão disponíveis: empréstimo para capital de giro, financiamento para máquinas e equipamentos ou de projetos.

Produtos de crédito do mercado financeiro

Os produtos de crédito do mercado financeiro têm como objetivo captar e atrair capital.

Alguns dos principais produtos são:

  • CDB:

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é emitido pelos bancos. Dessa maneira, o CDB realiza a captação dos recursos para o financiamento de atividades de pessoa físicas e jurídicas na economia real.

  • Debêntures:

As debêntures são títulos de crédito emitidos por empresas e negociados no mercado de capitais. As aplicações em debêntures são realizadas pelo investidor em alguma empresa, para que ela possa realizar algum investimento.

  • Títulos públicos:

Os títulos públicos são emitidos pelo Tesouro Nacional e, ao contrário das debêntures em que o investidor empresta dinheiro para empresas, os títulos públicos são investimentos feitos ao governo para o financiamento da dívida pública. E esses investidores recebem rendimentos em troca.

  • FIDC:

O FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) é uma forma de investimento em renda fixa, onde diferentes investidores unem seus recursos para a aplicação em um investimento em comum entre eles. Os direitos creditórios que podem fazer parte deste tipos de fundo são diversos, daí a necessidade de entender, muito bem, o risco envolvido na operação de crédito.

Para começar a investir em FIDC é preciso saber sobre as duas possibilidades de rendimento:

Fundo aberto: possibilidade de resgate das cotas a qualquer momento.

Fundo fechado: o resgate é feito somente após o prazo estipulado.

Atualmente os únicos investidores que são permitidos a comprar cotas de FIDC’s são os que possuem perfil qualificado (se a cota a ser adquirida for sênior) ou perfil profissional (para adquirir cotas subordinadas ou mezanino, com maior grau de risco). A partir do ano que vem teremos uma nova regulamentação da CVM que já está discutindo a mudança para tornar para investidores em geral.

No nosso próximo artigo vamos entrar no mundo dos FIDC’s e te explicar qual a diferença das cotas e qual a rentabilidade de cada uma. Assine a nosso newsletter aqui para ser avisado.

_____________

Sabia que a M8 Partners é especialista na gestão de FIDC’s e outras formas de investimentos?

Está pensando em investir e não sabe por onde começar? Fale conosco e se torne  um cliente M8, nós vamos te ajudar a fazer bons investimentos conforme os seus objetivos!

A M8 Partners está no mercado desde 2013, atendendo a pessoas físicas e jurídicas, ajudando na busca pelas melhores soluções de investimentos.