Blog M8
Mercado de Capitais: O que é e como funciona?
07/02/2023
Atualizado em 1 ano

No mundo dos investimentos é comum ouvir falar sobre mercado de capitais, mas para você que é novo nessa área deve ter algumas dúvidas. Então não se preocupe, nós da M8 Partners separamos um conteúdo para você que está iniciando no mundo dos investimentos e escolher o melhor caminho para montar uma carteira com ótimo desempenho.

O mercado de capitais é uma das partes que compõem o sistema financeiro, é por meio dele que são realizadas as negociações de investimentos dos ativos de renda fixa e variável. Os investimentos são feitos a médio e longo prazo por investidores e instituições de poupadores e tomadores que tem o objetivo de rentabilizar seu dinheiro.

Os tomadores de recursos são geralmente empresas, pessoas físicas, governo ou qualquer instituição que precise captar dinheiro para despesas ou investimentos em capital. Já os poupadores de recursos são pessoas físicas, seguradoras, fundos de pensão, ou qualquer instituição que possuam recursos disponíveis. Dessa maneira, o mercado de capitais faz a intermediação das negociações, para que os tomadores consigam os recursos dos poupadores, que por sua vez, também são recompensados.

O mercado de capitais é integrado por alguns componentes:

  • Bolsa de valores
  • Corretoras
  • Instituições financeiras
  • Empresas
  • CVM (Comissão de Valores Mobiliários)

Como funciona o mercado de capitais:

Para entender como o mercado de capitais e suas negociações funcionam, é preciso saber que ele é dividido em:

Mercado Primário

No mercado primário, a compra dos ativos é feita diretamente do emissor dos valores mobiliários. O dinheiro vai para a instituição emissora ou para o fundo.

Mercado Secundário

No mercado secundário, as compras e vendas são feitas sem o intermédio de empresas emissoras. As negociações são feitas com investidores que já possuem ações investidas na instituição em questão e o dinheiro vai para o investidor ou especulador que se desfez do seu ativo de investimento.

O investimento no mercado de capitais precisa seguir alguns passos:

  • Definir seus objetivos
  • Abrir uma conta
  • Escolher os ativos
  • Enviar o pedido de compra

O mercado de capitais, assim como outras formas de investimentos necessitam de um estudo e metas claramente definidas para reduzir os riscos e trazer maior rentabilidade. Por isso, é importante saber seu perfil de investidor para escolher o melhor tipo de investimento.

Está interessado em investir no mercado de capitais? Nós da M8 Partners te ajudaremos com o passo a passo para começar a investir, além disso, somos especialistas em diversos tipos de investimentos e vamos ajudar você a encontrar o melhor baseado no seu perfil de investidor e metas de curto/médio e longo prazo!

_____________

Se está querendo começar a investir, mas está em dúvida sobre qual é o seu perfil de investidor, fale conosco e se torne um cliente M8, nós vamos te ajudar a identificar o seu perfil, alinhar os seus objetivos e te auxiliar na sua jornada de investimentos!

A M8 Partners está no mercado desde 2013, atendendo pessoas físicas e jurídicas, ajudando na busca pelas melhores soluções de investimentos.