Blog M8
Fundos Abertos e Fechados: Qual é a diferença?
24/01/2023
Atualizado em 1 ano

No mercado financeiro existem diversas opções para aplicações e o fundo de investimento é uma delas. O fundo de investimento é uma modalidade de investimento coletivo, uma espécie de condomínio, ou seja, diversos investidores podem aplicar seu dinheiro ao mesmo tempo e num mesmo fundo.

Os fundos de investimentos são compostos por ativos, que podem ser títulos públicos, ações, outros fundos, debêntures, entre outros. Os investidores, também chamados de cotistas, aplicam seus recursos em um fundo, comprando cotas, sendo que esse fundo será administrado por uma instituição financeira e gerido por uma gestora que por sua vez aplicará esses recursos nos grupos de ativos citados acima. Assim, à medida que os ativos valorizarem, os investidores podem ganhar a rentabilidade das aplicações quando efetivarem o resgate deste fundo.

Agora que você já sabe o que são e como funcionam os fundos de investimento, vamos falar sobre os fundos abertos e fechados, que se diferenciam pela maneira de negociação das cotas.

Fundos abertos:

Essa modalidade de investimento possui uma liberdade para aplicar e resgatar em relação aos fundos fechados.

Nos fundos abertos, os investidores conseguem realizar a aplicação e resgate das cotas a qualquer momento, respeitando o regulamento que trazem os prazos de aplicação e resgate de cada fundo, pois esse fundo possui prazo indeterminado para o encerramento. Além disso, podem receber a entrada de novos cotistas, e, também o aumento da participação dos antigos cotistas em novas aplicações.

Fundos fechados:

Os fundos fechados já possuem um prazo específico e um número fixo de cotas disponibilizadas, por essa razão as movimentações precisam respeitar esse prazo, não podendo ser realizadas aplicações e resgates a qualquer momento, assim como também a entrada, saída e aumento de participação dos cotistas.

A entrada de novos cotistas só é permitida por um determinado período, e, a entrada acontece após uma oferta pública de cotas. Nos fundos fechados é possível uma negociação no mercado secundário, em que a compra e venda acontece entre investidor para investidor.

Como podem perceber, as diferenças entre os fundos é a maneira da negociação, aplicação e resgate das cotas. E para saber a melhor opção é importante estudar o mercado financeiro, estar ciente dos riscos e saber qual é o seu perfil de investidor, todas essas informações te deixarão apto para escolher qual tipo de investimento lhe trará retorno.

Além disso, a diversificação da carteira é essencial para que as chances de rentabilidade aumentem e traga a segurança necessária para um bom investimento.

_____________

Quer saber mais sobre fundos de investimentos abertos e fechados? Você pode contar com a M8 Partners, nós somos especialistas no assunto e vamos te ajudar a encontrar um bom investimento baseado no seu perfil de investidor e metas de curto/médio e longo prazo!

Se está pensando em investir e não sabe por onde começar, fale conosco e se torne um cliente M8, nós vamos te ajudar a fazer bons investimentos conforme os seus objetivos!

A M8 Partners está no mercado desde 2013, atendendo à pessoas físicas e jurídicas, ajudando na busca pelas melhores soluções de investimentos.